domingo, 15 de novembro de 2009

Leite de Soja





Ingredientes:

2 xícaras de soja em grão.

2 litros de água (filtrada ou fervida)




Modo de fazer

       Escolha a soja e lave bem, várias vezes. Deixe de molho por 12 horas (de um dia para o outro). Escorra a água e coloque os grãos sobre um pano de prato limpo. Enrole as pontas do pano e passe o rolo de macarrão sobre ele várias vezes (com força). Despeje os grãos em uma vasilha grande e lave bem com água corrente até que fiquem totalmente limpos e sem casca. Bata os grãos no liquidificador com 1 litro de água (fervida ou filtrada). Despeje a mistura em uma panela grande e leve ao fogo. Acrescente mais 1 litro de água. Deixe ferver em fogo baixo por 40 minutos mexendo sempre. Depois de cozido, coe o leite com um pano limpo.Esprema bem para que saia todo o caldo. Acrescente mais água filtrada (se necessário) para obter os 2 litros. Depois de frio, o leite de soja pode ser guardado por até 1 semana na geladeira.

Dica: Este leite pode ser consumido puro ou substituir o leite de vaca em receitas de bolos, doces, pudins, mingaus, vitaminas, etc. Pode-se adicionar essência de baunilha ou bater com frutas, fica uma delícia!

• A massa de soja que sobrou pode ser utilizada em patês, cremes, doces, etc.

Um comentário:

  1. Eu tava atrás de receita de leite condensado de soja! Vende nos mercados, mas vc não encontra em todos eles... Pra fazer doces, humm!.... Seu blog tá lindo! Beijos!

    ResponderExcluir