domingo, 15 de novembro de 2009

Iogurte batido (Yogurt smoothie)

Esse smoothie é o meu favorito e dos meus filhos também. Pode ser feito com o iogurte e o leite desnatados para ficar mais "magrinho".



Ingredientes

-1 copo de iogurte natural (pode ser desnatado)
-meio copo de leite (também pode ser desnatado)
-açúcar a gosto (eu uso 1 colher de chá)


Bater tudo no liquidificador e servir. Pode-se adicionar frutas ou outros ingredientes de sua preferência.. com morangos fica uma delícia!

Bolo de cenoura

Esse bolo é um dos favoritos aqui em casa. As crianças adoram! É ótimo para um lanchinho à tarde, além de ser bastante nutritivo.



Ingredientes

3 cenouras raladas
4 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
1 colher (sopa) fermento

Modo de preparo

      Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha e o fermento. Numa tigela, coloque a farinha. Adicione a mistura liquidificada aos poucos, mexendo até que fique homogênea. Por último, adicione o fermento. Coloque numa forma untada e enfarinhada, leve ao forno a 200ºC por 40 minutos. Espere esfriar e desenforme.

      Dica: Para enriquecer a receita, substitua metade da farinha de trigo refinada (branca, tradicional) pela integral. Assim: 1 ½ xícara de farinha de trigo integral + 1 ½ xícara de farinha de trigo branca. Isso também se aplica a qualquer outra receita com farinha de trigo. A farinha de trigo integral é rica em vitaminas do complexo B, vitamina E, gordura, proteína, e contem mais traços minerais e fibras do que a farinha branca.

Leite de Soja





Ingredientes:

2 xícaras de soja em grão.

2 litros de água (filtrada ou fervida)




Modo de fazer

       Escolha a soja e lave bem, várias vezes. Deixe de molho por 12 horas (de um dia para o outro). Escorra a água e coloque os grãos sobre um pano de prato limpo. Enrole as pontas do pano e passe o rolo de macarrão sobre ele várias vezes (com força). Despeje os grãos em uma vasilha grande e lave bem com água corrente até que fiquem totalmente limpos e sem casca. Bata os grãos no liquidificador com 1 litro de água (fervida ou filtrada). Despeje a mistura em uma panela grande e leve ao fogo. Acrescente mais 1 litro de água. Deixe ferver em fogo baixo por 40 minutos mexendo sempre. Depois de cozido, coe o leite com um pano limpo.Esprema bem para que saia todo o caldo. Acrescente mais água filtrada (se necessário) para obter os 2 litros. Depois de frio, o leite de soja pode ser guardado por até 1 semana na geladeira.

Dica: Este leite pode ser consumido puro ou substituir o leite de vaca em receitas de bolos, doces, pudins, mingaus, vitaminas, etc. Pode-se adicionar essência de baunilha ou bater com frutas, fica uma delícia!

• A massa de soja que sobrou pode ser utilizada em patês, cremes, doces, etc.